HISTÓRIA

INSTITUCIONAL NOSSA HISTORIA

O Sindijoias/Ajomig resulta da associação de duas entidades representativas do setor no estado de Minas Gerais

HISTÓRIA

Sindijoias/MG – Sindicato das Indústrias de Joalherias, Ourivesarias, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas, Relojoarias, Folheados de Metais Preciosos e Bijuterias no Estado de Minas Gerais / Ajomig – Associação dos Joalheiros, Empresários de Pedras Preciosas, Relógios e Bijuterias de Minas Gerais.

Fundada em 1964, a Ajomig é uma sociedade civil, de fim não econômico, filiada ao Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), para representar e atender as demandas do setor do comércio. O Sindijoias, por sua vez, foi constituído 25 anos depois, em 1989, para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal das indústrias das categorias que representa. Em 2017, foi criada no âmbito do Sindijoias a Câmara de Gemas, para tratar de questões específicas da extração, lapidação e comercialização nacional e internacional.

ATUAÇÃO

As duas entidades – Sindijoias/Ajomig – atuam de forma integrada, otimizando recursos e prioridades, para articular as principais ações implementadas no Brasil ao longo dos anos, em defesa das empresas e dos empresários dos setores de pedras preciosas, joias, bijuterias, folheados de metais preciosos, relógios e afins. A atuação conjunta é uma estratégia fundamental para estimular o crescimento do setor, superando obstáculos que o prejudicam, como a informalidade, as altas cargas tributárias e o contrabando, para mencionar apenas algumas.  A estrutura é mantida por parte da contribuição sindical espontânea paga pelas empresas, pela contribuição dos associados e também pelo apoio dos parceiros.

ASSOCIADOS

LISTA DOS NOSSOS ASSOCIADOS PARCEIROS