Central de Segurança

Home / Central de Segurança

O Sistema Sindijoias/Ajomig instituiu uma comissão de segurança para coordenar e acompanhar as atuações relativas à segurança do setor. Assim, por meio da Comissão, foi criada e instalada a Central de Segurança, que está à disposição dos associados para realizar treinamentos preventivos, disseminar informações e oferecer dicas e sugestões de segurança, realizar diagnósticos, gerenciamento de riscos e prevenção de perdas.

Entre os objetivos da Central está a aproximação com os serviços de Segurança Pública do Estado para subsidiar o trabalho destas autoridades e discutir medidas para melhoria da segurança do setor. Como ações efetivas desta articulação com o poder público, a Central de Segurança do Sistema Sindijoias/Ajomig  firmou parcerias com as Polícias Militar e Civil de Minas Gerais, por  meio da Secretaria da Defesa Social de Minas Gerais. O acordo prevê a centralização dos casos de sinistros de joias, relógios e pedras preciosas no Departamento de Investigação Antidrogas, uma vez que as áreas de inteligência trabalham com a hipótese de envolvimento de traficantes nos crimes contra as joalherias.

A Central também solicitou permissão para que os shoppings de Belo Horizonte (com previsão de se estender para o interior) possam ter um policiamento mais eficiente por parte da Polícia Militar. Além disso,  irá criar um Plano de Integração sobre Segurança através de outras entidades ligada ao IBGM (Ajesp, Ajorio, Ajorsul, Ajerp, Sincojoias-RJ), Polícia Civil dos estados do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Desta forma, em um único banco de dados serão reunidas informações com cadastro dos suspeitos, crimes cometidos por funcionários de joalherias, ocorrências, notícias, estatísticas e outros.

Desde o início dos mês de setembro de 2015 sob nova coordenação.  Assumiu o comando da Central de Segurança, o Cel. José Geraldo Rodrigues dos Santos Silva, que foi Comandante dos 16º e 41º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, Chefe da Agência de Inteligência do 16º Batalhão de Polícia Militar, Chefe das Assessorias de Assuntos Jurídicos e Contra inteligência do Estado-Maior  da Polícia Militar, Subcomandante do Primeiro Batalhão de Polícia Militar e Subchefe da Central de Operações da Polícia Militar, em Belo Horizonte.

Para mais informações entre em contato com o Sistema Sindijoias/Ajomig pelo telefone (31)3214-3545.