Home / História

O SISTEMA SINDIJOIAS AJOMIG é composto pela associação das entidades Sindijoias Gemas/MG – SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE JOALHERIAS, OURIVESARIAS, LAPIDAÇÕES E OBRAS DE PEDRAS PRECIOSAS, RELOJOARIAS, FOLHEADOS DE METAIS PRECIOSOS E BIJUTERIAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS e Ajomig – ASSOCIAÇÃO DOS JOALHEIROS, EMPRESÁRIOS DE PEDRAS PRECIOSAS, RELÓGIOS E BIJUTERIAS DE MINAS GERAIS.

Fundada em 1964, a Ajomig é uma sociedade civil, de fim não econômico, filiada ao Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), para representar e atender o setor de comércio. O Sindijoias , por sua vez, foi constituído 25 anos depois, em 1989,  para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal das indústrias das categorias  que a compõem. Por ser  filiado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), amplia para seus associados os benefícios oferecidos pela federação.

Denominado como Sistema Sindijoias/Ajomig , as duas entidades atuam de forma integrada e possuem tradição no segmento de gemas e joias,  participando, ao longo dos anos,  das principais ações implementadas no Brasil em defesa das empresas e dos empresários dos setores de pedras preciosas, joias, bijuterias, folheados de metais preciosos, relógios e afins.